segunda-feira, 1 de março de 2010

Desculpe! Foi apenas um trote.

Gostaria de saber quando é que esses trotes de faculdade irão acabar. Sempre achei uma palhaçada sem tamanho, mas confesso que levei o meu e entendo o pq dos estudantes novatos não dizerem NÃO aos veteranos.
Ontem, o 'Fantástico', mostrou mais um trote violento.
Advinhem em que Curso??????
Medicina
(Medicina e Medicina Veterinária são os cursos campeões em trotes violentos)
É de ficar boquiaberto que futuros médicos cometam tanta selvageria, tanta idiotice! Fica aqui a minha revolta e trechos da matéria de ontem.
Beijos, Quê
Vale a pena ler tudo e ver o vídeo em:http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1509682-15605,00-CALOUROS+LEVAM+TAPA+NA+CARA+E+LAMBEM+COMIDA+ESTRAGADA+EM+TROTE+VIOLENTO.html


Calouros levam tapa na cara e lambem comida estragada em trote violento
Nossas equipes flagraram cenas revoltantes de um trote de estudantes de medicina de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo.


(...)Um jovem que acabou de entrar na faculdade de medicina é obrigado a ficar com um fígado de boi estragado na cabeça.

(...)

Mas o trote mais violento filmado pelo Fantástico aconteceu em um sítio em Mogi das Cruzes, Grande São Paulo. Em um muro na entrada da cidade, o aviso para os calouros, feito pelos veteranos da 37º turma de medicina da Universidade de Mogi: “Se chorar, vai ser pior”.

Desde o começo das aulas, há duas semanas, os veteranos ameaçavam: quem não fosse ao sítio não poderia também frequentar outras festas da faculdade, correndo o risco de sofrer ameaças e constrangimentos durante o curso.

O Fantástico registrou, passo a passo, tudo o que aconteceu na segunda-feira passada (22). Primeiro, os veteranos se reúnem dentro da universidade, que é particular e tem 15 mil alunos. Estudantes do último ano estão de uniforme laranja. Os outros veteranos vestem camiseta branca. E os calouros, camiseta preta e gravata.

Às 11h, todos vão para o centro acadêmico, que fica perto da faculdade.



(...)

Segundo pessoas que estiveram no lugar, os veteranos guardaram comida podre na tal cabana. Há relatos de que os veteranos usaram o fígado de boi estragado em vários momentos do trote.
(...)

Um estudante não aceitou beijar os pés de um veterano que, nervoso, jogou caipirinha de limão nos olhos do calouro. Era um dia de sol e até quem não estuda medicina sabe: limão, sob o sol, deixa manchas na pele difíceis de sair.

Os alunos novos ainda pagaram pra participar do ritual de brutalidade. Foram R$ 300 por um kit, que tinha estojo, agenda e a camiseta do trote. Como são 80 calouros, os veteranos do último ano arrecadaram cerca de R$ 24 mil.
(...)
Esta semana, os pais de pelo menos 40 calouros – metade da turma – procuraram a reitoria da Universidade de Mogi das Cruzes para reclamar. Por causa das humilhações, uma caloura desistiu do curso no dia seguinte ao trote.

(...)

Além de expulsos da faculdade, veteranos que promovem trotes violentos podem ser presos e responder a crimes como:

- injúria, que significa ofensa à dignidade da vítima, com pena mínima de um mês de cadeia;
- constrangimento ilegal, com pena mínima de três meses;
- e lesão corporal, que também prevê três meses de prisão pelo menos.

“Só vamos acabar com a prática de trotes no país a partir do momento em que todos os responsáveis forem chamados a suas respectivas responsabilidades”, diz Thiago Lacerda Nobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário