sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Década de 50 - Feminilidade, Elegância e Glamour!



Quanto mais eu vejo a moda que vem despontando desde o inverno, e está cada vez mais presente nesse verão, mais inspirada me sinto. É tanta coisa linda, feminina, elegante e ao mesmo tempo simples. Tem muita inspiração dos anos 50, década que na minha opinião, é a mais charmosa em termos de beleza feminina.


Na década de 40, durante a segunda guerra mundial, as mulheres tiveram que deixar um pouco de lado as questões que envolviam a beleza feminina, e conseqüentemente adotar uma aparência mais brutalizada, quando assumiram nas fábricas, os postos deixados pelos homens que partiram para a guerra.

Em 1947, as mulheres puderam assistir o retorno de sua feminilidade e sofisticação, quando o New Look de Cristian Dior ganhou o mundo, com seus vestidos amplos que iam até os tornozelos, com cintura bem marcada e caimento perfeito, com acessórios como luvas, peles, jóias e sapatos de salto altos, (gente, tudo que eu adoro, acho que nasci na época errada).





Foi na década de 50 que a maquiagem ganhou fama e destaque. Nós amantes de uma boa make, devemos agradecer a essa década gloriosa, pois foi quando olhos marcados, delineados ganharam destaque. Com isso, fez surgir uma infinidade de lançamentos de produtos que valorizavam o olhar, um arsenal indispensável composto por sombras, rímel, lápis para olhos e sobrancelhas, além daquele que se tornou indispensável na época, o delineador. Grandes empresas como a Revlon, Helena Rubistein, Elizabeth Arden, Estée Lauder, Clarins e Biotherm, fizeram uma explosão de lançamentos de cosméticos, gastaram horrores com publicidade. Ainda nessa época surgiram as tintas para cabelos que hoje em dia, cada vez mais cedo as mulheres se rendem aos mais variados tons.






Audrey Hepburn; Brigitte Bardot; Grace Kelly; Rita Hayworth; Marelin Moroe- Algumas das grandes Divas da década de 50


Surgiam também nessa época as grandes divas, grandes musas que até hoje nos inspiram, pois são exemplos de feminilidade e elegância misturadas a um toque de ingenuidade e simplicidade, que é tudo com o que toda mulher sonha. Grace Kelly e Audrey Hepburn são ícones da beleza natural e jovial da época e Rita Hayworth e Gardner faziam o estilo sensual fatal, enquanto que Marylin Monroe e Brigitte Bardot são a mistura dos dois estilos, a devastadora combinação de ingenuidade e sensualidade.

E é nessa última que devemos estar atentas. Brigitte Bardot é a grande inspiração dos moderninhos estilo retrô e feminino, tão presentes na moda hoje em dia.Pra estar elegante nesse verão inspire-se em Bardot.


Penteados com topete alto, arcos largos, tiaras com pedras, lenços, presilhas, cabelos armados e despenteados, toda essa releitura das fashionistas é inspirada na musa.

E não para por aí, o estilo Bardot, elegante e simples, nunca sai de moda é atemporal. Bardot sempre será inspiração de moda e comportamento feminino, sem falar que seu estilo é a cara de um verão cheio de glamour e sofisticado.

Pra não errar no Estilo Bardot:
-Seu penteado combina com vestidos vintage, estampas gráficas, xadrez vichy e florais delicados;
-Blusas modelo corpete e decotadas;
-Cintos marcando a cintura;
- Lingerie estampada e colorida à mostra;
-Calça modelo cenoura com sapatilhas;
-Cabelos despenteados, com raiz alta, obtido com o uso de spray e desfiados com o pente;
-Olhar marcado;

Essas são algumas das características do estilo Bardot, estilo nostálgico cheio de luxo e glamour.

Enfim, Brigitte Bardot, com toda sua simplicidade deixou em sua maneira de vestir, uma impressão digital do seu gosto pessoal, e com isso se tornou um dos grandes ícones que inspirou, de um modo geral a moda da década de 50, e todas as outras décadas que se seguiram, se tornando hoje uma das maiores referências da moda atual.

Eu precisava muito dividir isso com vocês, sei que para muitas não é novidade alguma, mas isso reflete um pouco de mim, pois adoro toda essa expressão de feminilidade, elegância, o toque pessoal somado à tendência de moda. Os anos 50 foi uma época que ainda se cultuava a gentileza, a boa educação e elegância, mas não falo da elegância na maneira de vestir, falo da elegância comportamental. Quando vemos fotos daquela época, vemos as mulheres sentadas elegantemente com os pezinhos cruzados, tomando chá segurando delicadamente a xícara e pires, os homens abriam as portas para que elas passassem... Tudo isso me encanta, e de alguma forma tem a ver, ou sei lá, faz parte de mim. Não que eu seja contra toda a evolução que a vida da mulher sofreu através do feminismo. Mas juro, sou bem mais feminina que feminista.

Beijos cheios de glamour...

Quê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário