sábado, 1 de agosto de 2009

Quanto tempo o tempo tem ?

Eu não tinha nada pra fazer, daí resolvi escrever...ops! Escrever deveria ser a ocupação mega blaster! E não a falta dela !

Aliás ...tem tanta coisa que eu queria que o tempo andasse mais devagar pra poder fazer! Mas ele é mesmo implacável...sai atropelando sem dó e nem piedade!

E o que podemos fazer contra ele ? Absolutamente nada ?

Ah! Podemos, sim! Que isso!!

Podemos fazer dele nosso aliado, já que não podemos vencê-lo !

E é aí que vem a sabedoria! Ah, a sabedoria...rs...Quem é você ?

Tem a definição do "dicionário" que diz o seguinte:

Sabedoria (em grego Σοφία, "sofía") é o que detém o "sábio" (em grego σοφός, "sofós"). Desta palavra derivam várias outras, como por exemplo, φιλοσοφία -"amor à sabedoria" (filos/sofia).

Há também o termo "Phronesis" - usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a "sabedoria prática", ou a habilidade para agir de maneira acertada".

É um conceito diferente de "inteligência" ou de "esperteza".

Mesmo para "sophia" há conceitos diferentes: muitos fazem distinção entre a "sabedoria humana" e a "sabedoria divina" (teosofia).

Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Sabedoria divina será provavelmente a capacidade de aprofundar os conhecimentos humanos e elaborar as versões do Divino e questões semelhantes.

Na Bíblia Sagrada (versão revista da tradução de João Ferreira de Almeida) pode-se encontrar, dentre muitos outros, os seguintes versículos referentes à sabedoria:

"Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada." (Tiago 1:5)
"Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; pois melhor é o lucro que ela dá do que o lucro da prata, e a sua renda do que o ouro". (Prov. 3:13-14)


SABEDORIA PARA LIDAR COM O TEMPO...é! É isso aí!

Sábio é quem faz do tempo seu aliado! Quem não deixa a vida passar sem olhar pra dentro de si e atender seus desejos mais íntimos, mais intrínsecoa, mais secretos até, eu diria...
Sábio é quem tá com vontade, vai lá e faz!
É quem enxerga uma possibilidade, mesmo que remota, de viver um grande amor...E VIVE!
(essa eu aprendi com meu amigo Alexandre Amorim)
É quem acorda determinado a VENCER !
É que dorme e pode dizer: Acabou o dia ? Manda outro que eu tenho mais a fazer !
É quem se sente LIVRE pra atuar no seu próprio tempo!
É quem deixa pra amanha sim! Aquilo que não da pra resolver hoje! E hoje, pensa no hoje! Mas amanhã, tbm. Vai pensar no seu 'novo hoje'.
É sábio arriscar...mas é sábio também saber o tempo de riscar o que já não serve mais!
É sábio pensar menos...ter menos dor de cabeça...e viver mais !
(Assim me 'doutrinou' meu amigo Tony Machado)


É sábio....USAR O TEMPO PRA FAZER FELIZ E SER FELIZ !

Como ?

Cada um tem o seu estilo de felicidade! O importante é descobrir no TEMPO certo!

Beijos meus....abraço apertado...sorriso rasgado...e felizes tempos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário