quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Manter-se positivo!

Mantenha-se positivo e descubra seus novos poderes!

Abraham Lincoln (histórico presidente dos EUA) disse: “As pessoas são tão felizes quanto colocam em suas mentes que querem ser.”


Por: Nadia Rodman


As pessoas podem escolher ser negativas ou elas podem escolher ser otimistas – simples assim. Cada indivíduo tem o poder de controlar o quanto é feliz na vida, porque felicidade não é determinada por situações, mas por atitude. Sua postura diante uma situação, não a situação por si própria, determina se você encara suas circunstâncias como boas ou más.


Charles Swindoll (pastor evangélico, autor, radialista e educador) disse: “Quanto mais tempo eu vivo, mas eu me dou conta do impacto da atitude na vida. Atitude, para mim, é mais importante que fatos. Ela é mais importante do que o passado, do que a educação, do que o dinheiro, do que as circunstâncias, do que o fracasso, do que os outros pensam, dizem ou fazem. É mais importante do que a aparência, dom ou habilidade. Ela fará prosperar ou ruir uma empresa... uma igreja... uma casa. O extraordinário é que todos os dias temos a chance de escolher como vamos encarar aquele dia. Nós não podemos mudar nosso passado... não podemos mudar o fato de que as pessoas agirão de determinada maneira. Nós não podemos mudar o inevitável. A única coisa que podemos fazer é continuar no único caminho que temos; esta é nossa atitude. Estou convencido que a vida é 10% o que acontece comigo e 90% como eu reajo a isso. E assim é com você... estamos no comando das nossas atitudes.”


Existe um poder tremendo na atitude positiva. Uma pessoa que pensa positivamente vai olhar para os fatos de uma situação e não se sentirá sobrecarregado, nem desesperado. Fé, esperança, coragem e força são componentes importantes do pensamento positivo; medo, dúvida, amargura e frustração são emoções que o impedem. De acordo com o campeão olímpico e mundial de patinação Scott Hamilton, também um sobrevivente do câncer, “a única deficiência na vida é uma má atitude.”


Para algumas pessoas, pensamentos negativos naturalmente ocorrem primeiro em suas mentes, contudo, todos nós podemos treinar nossas mentes para ignorar estes pensamentos e passar a focar no positivo. Atitude não é determinada geneticamente; então a boa notícia é que você pode treinar para ter uma postura positiva. Da boca de uma mulher surda e cega que triunfantemente conquistou o que a maioria de nós poderia ver como um estilo de vida miserável, Helen Keller (ícone norte-americano – realizou feitos surpreendestes em sua vida) nos desafia com esta declaração: “Mantenha seu rosto voltado para a luz e você não verá sombras.”


Algo positivo pode sempre ser encontrado em qualquer situação, não interessando como é grande a tentação de apenas ver o negativo. A melhor cura para a infelicidade é começar a contar suas bênçãos. Você ficaria impressionado com o poder que isto tem para reverter sentimentos de frustração e desespero. Um antigo ditado Persa dizia assim: “Eu estava triste porque não tinha sapatos, até que me deparei na rua com um homem que não tinha pés.” Parar de pensar em você e procurar maneiras de ajudar outras pessoas também pode amenizar o desespero. Alegria e satisfação profunda, muitas vezes resultam de servir!


Enquanto você transforma seus pensamentos, estabeleça metas realistas e acredite absolutamente que pode alcançá-las. Um antigo general do exército norte-americano (Douglas McArthur) disse: “Juventude não é meramente um tempo de vida; é um estado de espírito. Ninguém envelhece apenas por viver um número de anos. As pessoas envelhecem por desistir dos seus ideais. Você é tão novo quanto a sua fé e tão velho quanto suas dúvidas; tão novo quanto sua auto-confiança, tão velho quanto seus medos; tão novo quanto sua esperança, tão velho quanto seu desespero.”


Por exemplo, caso seu objetivo seja perder vinte quilos, acredite que você vai conseguir. Você pode ser prazerosamente surpreendido! Se o seu sonho é correr uma maratona não importando a sua idade, sua atitude positiva o levará até a linha de chegada – com dor e suor pela aparentemente corrida interminável. Se você acordar a cada manhã acreditando que terá um dia horrível, provavelmente terá; entretanto, se você acordar determinado a ter um ótimo dia, então provavelmente você enfrentará seus desafios com uma atitude de elevada auto-estima e será mais produtivo e eficiente durante seu dia.


Como Charles Swindoll também disse: “Atitude me mantém seguindo ou inibe meu progresso. Ela sozinha alimenta meu fogo ou rouba minha esperança. Quando minhas atitudes estão corretas, nenhuma barreira é alta o bastante, nenhum vale é profundo o bastante, nenhum sonho é distante o bastante e nenhum desafio é grande o bastante para mim.” Então, sonhe alto! Tudo que precisa é uma atitude positiva.

(Aos amigos da 30.com, com carinho : Quê)

Nenhum comentário:

Postar um comentário