sábado, 20 de junho de 2009

A Quadrilha do Zé Testinha!!!!!














Chegam as Festas Juninas !! E não tenho como pensar nessas festas, sem lembrar do Bar do Pirata, em Fortaleza. Mais precisamente da QUADRILHA DO ZÉ TESTINHA!

http://www.pirata.com.br/portal_pirata2007/pirata_bar/ze_testinha.htm


Pleno Janeiro, apreciei essa Quadrilha firme e forte !




ô Quadrilha boa, viu ?

(bjs, Quê)





A QUADRILHA DO ZÉ TESTINHA
O Arraiá do Zé Testinha, cujo nome é uma alusão ao seu gritador, Reginaldo Rogério, é a mais tradicional quadrilha do Estado, um exemplo de arte popular. Um grupo que dança, faz teatro, pesquisa e compõe as próprias músicas.
A quadrilha foi criada em 1976, no bairro Vila União, em Fortaleza. Nos primeiros 13 anos de existência, o grupo limitou suas apresentações ao bairro e regiões adjacentes. Mas depois de diversos batismos de fogo, o Arraiá do Zé Testinha passou a trilhar caminhos inéditos.
Os integrantes da quadrilha mergulharam na história do cangaço, a fim de resgatá-lo como uma das expressões mais genuínas da cultura nordestina. O resultado da pesquisa deu novos rumos à quadrilha que passou a contar essa história nas composições e vestimentas do grupo.

O molejo da dança ganhou também novas formas – inspiradas num velho dançador das brenhas de Quixadá – que foram incorporadas às apresentações que hoje revivem o São João dos Cangaceiros.
O jeito original de dançar a tradicional festa junina criado pela quadrilha acabou saindo do bairro de origem para ganhar novos mundos. O grupo passou a fazer apresentações em outros estados, acumulando diferentes prêmios e troféus. Entre eles, o troféu São João, concedido pela Federação de Quadrilhas Juninas do Ceará e a Caveira de Ouro, concedida pelo Pirata Bar. Estes prêmios vêm prestigiar o talento e a importância deste grupo para a cultura nordestina, um reconhecimento a mais de 30 anos de arte, pesquisa e resgate das tradições populares realizados pela quadrilha Arraia do Zé Testinha.










Nenhum comentário:

Postar um comentário