quinta-feira, 7 de maio de 2009

Gripe Suína - Ações do MS Brasil

Influenza suína
Negrito

Conheça as ações de comunicação do Ministério da Saúde para a população

A comunicação com a população tem sido uma das prioridades do Ministério da Saúde para disseminação de informações sobre a ocorrência de casos em humanos de gripe suína e orientação aos viajantes. O objetivo é que haja o correto esclarecimento sobre a situação da doença no país, que seja evitada a automedicação e que todos estejam seguros sobre os procedimentos adotados pelas autoridades sanitárias brasileiras.A gripe suína no Brasil está sendo monitorada pelo Gabinete Permanente de Emergências do Ministério da Saúde e a situação da doença é acompanhada 24 horas por dia pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

A partir deste trabalho, diariamente está sendo disponibilizada uma nota oficial sobre a situação da doença no país. Além dessas iniciativas, o Ministério da Saúde desenvolveu as seguintes ações:

- A população tem acesso pelo Disque Saúde (0800 61 1997) a esclarecimentos sobre a gripe suína. Os profissionais da central telefônica receberam treinamento específico sobre o tema.

- Na televisão, estão sendo veiculadas 53 inserções de letering (comunicado em que uma voz narra um texto) em 8 emissoras de televisão, até o dia 30 de abril.

- Para as rádios, são cerca de 2.700 inserções de comunicado nas duas principais rádios de cada capital e duas redes nacionais (uma média de 50 em cada uma das 56 emissoras).

- Os dois jornais de maior circulação em cada estado publicarão 3 comunicados sobre o assunto (162 inserções, na soma total).

- O Ministério da Saúde disponibilizou um hotsite sobre a doença, com link no portal www.saude.gov.br.

- Foram confeccionados 300 mil folders trilíngues (português, inglês e espanhol), que estão sendo distribuídos para 46 aeroportos de maior movimento no país, com informações para os viajantes.

- A Infraero está veiculando avisos sonoros sobre os sintomas da doença e os procedimentos a serem adotados pelos passageiros em 67 os aeroportos do país.

- Todas as providências estão sendo adotadas para que as tripulações das aeronaves de voos internacionais orientem os passageiros, ainda durante o voo, sobre sinais e sintomas da influenza suína.

- Desde 29/4, os principais aeroportos do país passam a reproduzir informações sobre a gripe suína em seu sistema de televisão.

- O Ministério da Saúde está contratando os pontos de mídia indoor nos aeroportos disponíveis para a replicação de informações aos viajantes.

- Está sendo patrocinado um link no site de pesquisa Google. Ou seja, quem buscar informações sobre o tema terá como uma das primeiras opções de respostas a página do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário